segunda-feira, 11 de abril de 2016

O autismo é assim, "igual", porém diferente!


Miguel e o seu sorriso lindo! E não é mesmo?
Como eu disse na publicação passada sobre o autismo, não existe duas crianças autistas iguais. Imagino que isso venha dificultar também o diagnóstico e os estudos feitos por cientistas, pelo menos no caso do Miguel imagino que talvez isso tenha sido um dos motivos de diagnóstico tardio, em algumas coisas ele é totalmente ao contrário, ou seja, ele não apresenta alguns sintomas, enquanto em outros se encaixa perfeitamente. Quando começamos a perceber algumas coisas se encaixando no autismo, queremos de todo jeito exaltar as que não se enquadram no espectro, nos dizendo: "Ele não é autista, ele não faz isso... Ou isso é totalmente diferente..."

É muito mais fácil acreditar que é normal o que ele faz, do que ver a realidade que nos mostra que nosso filho é autista, por exemplo, que se não fala é porque tem um atraso na linguagem e nada mais .....
Confesso que agi assim por um tempo, mas depois percebi que a minha  negação só estava prejudicando o meu filho porque enquanto negamos não podemos ajudar em nada. Já contei aqui que os primeiros sinais foi a regressão da fala dele , a mania de girar objetos, gostar de brincar com coisas que rodam, não atender quando chamávamos, enfileirar objetos e não brincar com outras crianças. Depois que o Miguel começou  a fazer terapias, algumas coisas mudaram. Ele parou de apresentar algumas características. Hoje em dia pra ser exata e ficar registrado em abril de 2016, o Miguel está assim:

  • Não enfileira e nem gira mais objetos
  • Atende quando chamamos
  • Obedece ordens simples
  • Faz contato visual
Acho que essas foram as principais melhoras. Mas vou listar no geral baseada na lista de sintomas do post anterior as características que ele ainda apresenta:

  • Ele não fala, as únicas palavras que fala é "não" e "amo" que na verdade é "vamos"
  • Ainda tem dificuldades na interação social embora já tenha melhorado
  • Falta de consciência de perigo
  • Indica o que quer levando um adulto pela mão
  • Tem aparente insensibilidade a dor
  • Gosta de rotina

Eu e meu Dengo.... Amo <3



Por outro lado ele não se incomoda com barulhos, adora passear em shoppings, geralmente autistas não gostam de ambientes cheio de gente ambientes desconhecidos, o Miguel não tem problemas com isso. Também ao contrário do que dizem, que autistas não gostam de abraços, o Miguel adora, abraça ( e conheço muitos outros autistas que também são assim) é super amoroso comigo e com o pai, somos atacados o dia todo com beijos roubados dele 'rsrs. Ele é bem beijoqueiro. muito carinhoso, mas com as outras pessoas ele é carinhoso quando quer, e não é agressivo.
Na época das férias escolares e das terapias, ele chegou a ficar agressivo e até apresentou movimentos estereotipados, coisa que até então não tinha, mas ao voltar a rotina parou completamente com isso.

Sobre passeios, ele ama passear mas não gosta muito de entrar em lojas, quer só ficar andando, ele é bem hiperativo e não quer parar pra nada, mas hoje até consigo ir com ele em uma pizzaria, lanchonete... eu sempre levo o copo dele e coloco refrigerante porque comer pizza ele não come, não aceita, teve um tempo que fazia "ânsia" só de ver a pizza, mas aí ele fica bem tomando refrigerante que ele adora. Eu ia contar uma experiencia, mas vou deixar para um post exclusivo obre os passeios. Sobre quebra de rotinas, quando vai visitas em casa ele geralmente empurra a pessoa pra fora, aí já explico de cara ainda mais porque na minha casa sempre tenho visitas de clientes, geralmente marco em horários que meu marido pode ficar com ele para evitar qualquer estresse nele, mas também não é regra, algumas pessoas ele aceita bem, não me pergunte o porquê, porque eu não faço ideia 'rsrs

Cada vez que converso com algumas mamães de autistas, percebo como em alguns aspectos eles são extremamente iguais, parece a mesma criança, e ao mesmo tempo como podem ser diferentes uns dos outros, pois existem muitas particularidades de cada um. Pra piorar nossa situação, se assim posso falar, acho que isso também dificulta a compreensão das pessoas que nos rodeiam, porque todo mundo tem a péssima mania de querer comparar crianças, e quando falamos que é autista sempre ouvimos "Ah, conheço o fulano que tem um filho autista, eu sei como é..." Isso não significa nada porque nosso filho pode ser bem diferente em vários aspectos, mais uma vez reforço a importância de não comparar crianças, mesmos as típicas tem suas particularidades, as autistas então nem se falem... E assim é o universo complexo do autismo... Cada um tem um jeitinho todo seu de ser, aliás, não podemos nos esquecer que antes de serem autistas, nossos filhos são crianças, seres humanos e humanos cada um tem o seu jeito.



VOCE TAMBEM PODE GOSTAR DISSO:

Postagem anterior
Próximo post

8 comentários:

  1. Com jeitinho e amor, tente descobrir como é o seu.....

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Gilberto, com muito amor aprenderemos sempre como fazer o melhor com eles e pra eles...

    ResponderExcluir
  3. Oi Joyce, adorei ler seu post preciso de um auxílio...
    Por favor, poderia mim ajudar

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce, adorei ler seu post preciso de um auxílio...
    Por favor, poderia mim ajudar

    ResponderExcluir
  5. Risoneide, eu não consegui responder seu comentário, mas pode me adicionar no facebook se quiser, vai ser um prazer conversar com vc :)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. oyce, encontrei sei blog no Face e a partir do momento em que comecei a ler eu vi meu filho em todas as postagens. Meu filho, hoje, está com 3 anos e 3 meses e desde abril do ano passado (2016) ele faz fono e foi ela quem encaminhou para a neuro que solicitou algumas avaliações com psico e este encaminhou para TO (iniciaremos agora em janeiro). Enfim, digo tudo isso para agradecer seu compartilhamento de vivências pois me vejo em todas as situações, inclusive seus pensamentos, conclusões e decisões são muito semelhantes as minhas.
    Muito, muito obrigada mesmo.
    É continue esse trabalho lindo que é o seu blog pois, assim como está me ajudando, tenho certeza que ajudará muitos outros mais.
    Bjos e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››